quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Morre Nelson Mandela, aos 95 anos


O maior símbolo da luta contra o apartheid na África do Sul e Prêmio Nobel da Paz por seus esforços contra o racismo morreu nesta quinta-feira. Nelson Mandela tinha 95 anos, sofria de uma grave infecção respiratória e estava sendo mantido em sua casa em Johannesburgo sob cuidados médicos. Ele esteve hospitalizado de 8 de junho a 1º de setembro com um quadro de infecção pulmonar e outras complicações. Dois dias antes da morte, a filha mais velha, Makaziwe Mandela, afirmou qye o ex-presidente da África do Sul permanecia “muito forte e valente”, mesmo estando em seu leito de morte.
- Nosso amado Nelson Rolihlahla Mandela, o presidente fundador da nossa nação democrática, partiu. Ele morreu tranquilamente, na companhia de sua família, em torno de 20h50 do dia 5 de dezembro de 2013. Ele agora está descansando. Ele agora está em paz - disse o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, em um pronunciamento televisionado nesta quinta-feira. - Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu um pai. Embora soubéssemos que esse dia chegaria, nada pode diminuir nossa sensação de uma perda profunda e duradoura.


Compartilhar:

Moradores de 14 casas em Pedra Preta-RN deverão deixar imóveis


O município de Pedra Preta está com 14 residências condenadas pela Defesa Civil devido à recente sequência de abalos sísmicos na cidade, distante 149 quilômetros de Natal. Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura espera acertos burocráticos para a decretação do estado de emergência, que estava previsto para ontem. Contudo, o destino dos moradores ainda está indefinido.

O coordenador da Defesa Civil da cidade, Guilherme Bandeira, está em Natal para reuniões com o coordenador do órgão a nível estadual, Coronel Josenildo Acioly. A situação do município, que contabiliza mais de 600 tremores em pouco mais de um mês, preocupa devido às estruturas de algumas residências.

Segundo a Prefeitura de Pedra Preta, são 48 casas com estrutura danificada, sendo 14 com risco de desabamento. Por serem de pessoas carentes, a Prefeitura ainda estuda como poderá convencer os moradores a deixarem os imóveis voluntariamente e já há uma alternativa em discussão.

Na segunda-feira (8), o prefeito Luiz Antônio deverá seguir para Brasília, onde tentará a liberação de recursos para auxiliar nas ações em prol da população afetada. Como medida emergencial, a Prefeitura cogita utilizar a escola estadual João Bandeira, que já está em recesso, para abrigar os moradores. "É uma ideia abrigar na João Bandeira, mas ainda não é defitivo. Vamos esperar o coordenador da Defesa Civil retornar", disse o secretário-chefe do Gabinete Civil, Jorge Alessandro.

Fonte: Tribuna do Norte
Compartilhar:

Mototaxista é morto a tiros em Ceará-Mirim RN

Um mototaxista foi morto na noite dessa quarta-feira (4) no conjunto Novo Horizonte, em Ceará-Mirim, na Grande Natal. De acordo com a Delegacia de Plantão da Zona Norte, a vítima foi atingida por disparos de espingarda calibre 12 no rosto.

Jailson Correia Fernandes, 27 anos, estava na moto em que trabalhava, quando, por volta das 20h, quatro homens dentro de um carro prata teria se aproximado e um deles, encapuzado, saiu do veículo e efetuou os disparos. As informações foram repassadas à Polícia Civil por moradores que testemunharam o homicídio na rua Carrero, em Novo Horizonte.

De acordo com informações da delegacia de plantão, o pai da vítima esteve no local e disse não saber se o filho era usuário de drogas. Ele acredita que, como a bolsa de Jailson não estava no local, teria ocorrido um latrocínio. A polícia não descarta a possibilidade, mas o caso ainda será investigado.

De acordo com o Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep), outra duas pessoas foram mortas ontem, vítimas de arma de fogo, além de um homem, ainda não identificado, morto eletrocutado na praia de Cotovelo que estaria tentando invadir uma casa em construção.

Ícaro Alcediades do Nascimento, 20 anos, morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo na avenida João Câmara, no centro de Assú, interior do Estado. Anderson Leandro da Cunha Xavier, 25 anos, também foi morto a tiros na rua Santa Helena, em Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal.
Compartilhar:

Garoto de 12 anos mata primo de 9 anos com disparo de espingarda em Barcelona-RN

(Hemerson Kauã, criança morta na tragédia)

Nos chegou agora a informação que um garoto de 12 anos de idade matou seu primo de 9 anos de idade, na cidade de Barcelona-RN, região Potengi.

Segundo informações, os dois garotos moravam com os avós, e os avós não estavam em casa na hora do triste acontecimento, o avô era caçador , e deixou a arma carregada em casa, o garoto de 12 anos  pegou e foi brincar com o outro e atirou acidentalmente sem saber que tava carregada a espingarda. 

O garoto que atirou esta em estado de choque dizendo o tempo todo que vai se matar, triste acontecimento que acontece com essa família, os garotos são neto de um senhor conhecido por Aldo.

Daqui a pouco iremos trazer mais informações e fotos.
Compartilhar:

Sport Club Santa Cruz confirma participação no Campeonato Estadual.

551258_104114793096937_827550616_nO risco do Santa Cruz não participar do Estadual 2014 não existe mais.
Depois de uma reunião na sede da FNF, o “homem forte” do SC Santa Cruz, Luis Antonio Tomba, confirmou que o time participa da competição.
Muito provavelmente o Santa Cruz não apresente para o ano que vem a mesma força de anos anteriores, mas está mantido e segundo Tomba “vamos brigar para fazer um bom campeonato, mesmo com as dificuldades financeiras”.”
Compartilhar:

SANTA CRUZ-RN: GTO tira mais uma arma de fogo das ruas

Foto de Emanoel Edmilson.Hoje dia 05 de dezembro por volta das 06h00min, a viatura 4000 do GTO comandada pelo SGT Emanoel, tirou mais uma arma de fogo de circulação na cidade de Santa Cruz-RN, o mesmo ao receber denuncia anônima que uma pessoa se encontrava na BAR DA LOCA, portando e exibindo uma arma tipo revolver, se deslocou de imediato com seus comandados, onde nas proximidades do Sítio de CAPUCHO no açude do alívio se deparou com Fiat Stada Fire Flex, 2010/2011, de cor cinza de placas NNU-2313, que ao abordá-lo foi encontrado na cintura do condutor uma arma tipo revolver calibre 38mm, serial 183521, com 05 munições do mesmo calibre intactas, e a quantia de R$ 1.610,00 (hum mil e seiscentos e dez reais) o qual foi identificado como sendo o senhor JOSÉ ERIBALDO PONTES, brasileiro, pescador, casado, com 53 anos de idade, natural de Tangará-RN, morador da rua Pedro Clementino, 297, Centro, Tangará-RN, popularmente conhecido por PAI TOTA DO PEIXE, que diante das circunstancias foi dado a voz de prisão e conduzido a 9ªDRP para os procedimentos legais, ficando a disposição da Justiça.


Via: O Paralelo
Compartilhar:

Potiguar fala sobre galáxia e vence concurso nacional de astronomia


Com a melhor redação em um concurso nacional de astronomia, um estudante do Rio Grande do Norte irá às montanhas chilenas para conhecer o Telescópio Soar (Southern Astrophysical Research Telescope). Aluno do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Danilo Oliveira Imparato, de 18 anos, escreveu sobre a galáxia NGC 1232 para vencer o concurso Objeto Astronômico Favorito com o Telescópio Soar.

Promovido pelo Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA/MCTI) e pela Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), o concurso é direcionado para alunos do  8º e 9º anos do ensino fundamental e do ensino médio. "Participo de um grupo de estudo sobre astronomia. Um dia o professor distribuiu cartazes sobre o concurso e eu me interessei", conta Danilo.
Para concorrer, o estudante precisava escolher um objeto para ser fotografado digitalmente pelo telescópio e justificar a escolha com base no interesse científico e apelo visual do objeto. Danilo encontrou na NGC 1232 o tema para o trabalho. "Queria fazer sobre interação de galáxias e vi que a NGC 1232 tinha sido pouco estudada e pouco imageada", conta.
De acordo com ele, o objeto ainda não foi estudado com profundida, o que tornou a escolha mais interessante. “Podemos observar toda a extensão a interação dela com outra galáxia,  percebendo claramente os aglomerados de estrelas, poeira e gases”, explica.
Avaliado por uma comissão formada por astrônomos profissionais do LNA, da organização da OBA e por representantes da comunidade astronômica nacional, o trabalho foi o melhor entre 195 propostas. O estudante venceu por ter apresentado uma redação com informações científicas relevantes, segundo informou o Laboratório Nacional de Astrofísica.
A viagem para observar o objeto astronômico escolhido com o telescópio Soar deve acontecer entre fevereiro e maio de 2014. Já a escola do estudante recebe um quadro com a imagem impressa da galáxia e a visita de um astrônomo do LNA, que fará palestra sobre a NGC 1232.
G1-RN
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Sua Marca em destaque!


castelo zé dos montes


Bar espaço do forró


Anuncie no nosso site!

sugira uma notícia

Nome

E-mail *

Mensagem *