terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Sítio Novo-RN: Secretaria de Assistência Social através do CRAS e apoio da Prefeitura, abre inscrições para grupo de Karatê e Capoeira


A Secretaria de Assistência Social através do CRAS e com total apoio da Prefeitura Municipal de Sítio Novo-RN está com inscrições abertas para grupo de karatê e capoeira na faixa etária a partir dos 18 anos.

As aulas de karatê serão ministradas pela instrutora Pâmela Thays e na capoeira pelo instrutor Cleílton Fernandes

As atividades têm como objetivo fortalecer a convivência entre família e entre a comunidade, envolvendo pessoas de todas as idades. Através das atividades, incentivam o fortalecimento de vínculos familiares, elevando a auto-estima e estimulando a participação através de diálogo e aconselhamento, Os CRAs (casa das famílias) foram criados com esse objetivo.


Compartilhar:

Após reunião, militares e Governo chegam a acordo e evitam paralisação geral no RN

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Na manhã desta terça-feira (14), o governador Robinson Faria se reuniu com auxiliares da administração estadual e representantes de associações de bombeiros e policiais militares para discutir os benefícios oferecidos pelo governo para a categoria. Reconhecendo o pleito das categorias, o chefe do Executivo Estadual autorizou a promoção de 702 militares e o pagamento retroativo das promoções realizadas nos dois últimos anos. Além disso, foi debatida uma readequação no pagamento das diárias sem, no entanto, alterar o valor global destinado pela administração ao benefício.

Durante a reunião, Robinson Faria destacou os investimentos na Segurança Pública do Estado através da promoção de militares. “Há décadas os policiais militares reivindicavam essas promoções e nosso governo, em menos de dois anos, promoveu de forma espontânea cerca de quatro mil praças e 174 oficiais. Além disso, oferecemos um aumento de 26% nos salários para a categoria. Isso só demonstra que estamos trabalhando para melhorar a segurança no Rio Grande do Norte e que esta é uma área prioritária em nosso governo”, detalhou o governador.

O comandante geral da Polícia Militar, Coronel André Azevedo, afirmou que em 15 dias a Lei de Organização Básica (LOB) será enviada para Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). “A lei vai reestruturar toda Polícia Militar em médio prazo. Teremos a reformulação das unidades administrativas e da quantidade de cargos. É uma mudança que vai motivar os policiais”, apontou.

Para o secretário de Segurança, Caio Bezerra, o governo tem reconhecido o trabalho dos militares atendendo o pleito histórico dos concursos, das promoções e ainda investimentos na aquisição de equipamentos. De acordo com a Constituição Estadual o governo deve investir no mínimo 9.5% do valor total da receita, mas aplica 15%. “Há dez anos a PM não tinha concurso. Já publicamos este mês o dos Bombeiros e a expectativa é que façamos para todas as áreas de Segurança”, reforçou.

Sobre a realização de concursos, o governador disse que em breve novos certames para as policiais militar, civil e ITEP terão os processos concluídos. Além destes, o governador enfatizou que o concurso do Corpo de Bombeiros com 70 vagas para soldados já foi publicado e autorizou a abertura do concurso para mais de 500 vagas para agentes penitenciários efetivos. “Com este concurso, vamos atender novamente o pedido dos militares e tirar os policiais das guaritas nos presídios. Este concurso vai suprir o déficit de agentes no sistema penitenciário e reforçar a segurança das unidades prisionais do Estado”, disse Robinson.


Via Blog do BG
Compartilhar:

Senado aprova PEC que viabiliza prática da vaquejada


O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (14), em primeiro e em segundo turnos, uma proposta de emenda à Constituição (PEC) apresentada por Otto Alencar (PSD-BA) que viabiliza a prática da vaquejada - entenda mais abaixo a polêmica em torno do assunto. Com a aprovação, o texto segue para análise da Câmara, onde também deverá ser analisado em dois turnos.

Para ser promulgada, a PEC precisará do apoio de, pelo menos, três quintos dos deputados (308 dos 513). A PEC estabelece que "não são cruéis as práticas desportivas que utilizem animais, desde que sejam manifestações culturais".

Em outrubo do ano passado, o STF derrubou uma lei do Ceará que regulamentava esse tipo de prática por entender que a atividade impõe sofrimento aos animais e fere os princípios constitucionais de preservação do meio ambiente.

Na vaquejada, um boi é solto em uma pista e dois vaqueiros, montados em cavalos, tentam derrubar o animal pelo rabo.

Diante da decisão do Supremo, o Congresso aprovou, um mês depois, uma lei que tornou a vaquejada manifestação cultural nacional e patrimônio cultural imaterial. Ainda em novembro de 2016, o presidente Michel Temer sancionou a lei.

Portanto, se o Senado e a Câmara aprovarem a PEC, levando-a à promulgação, a vaquejada e o rodeio estarão assegurados pela Constituição.


Compartilhar:

Guarda Municipal é morto a tiros na Zona Norte de Natal

Homicídio aconteceu em posto da guarda municipal (Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi)
Um Guarda Municipal foi morto a tiros por volta das 10h30 em um posto da corporação no conjunto Soledade II, na Zona Norte de Natal. O guarda, de 50 anos, chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu.
Segundo a Polícia Militar, o guarda estava do lado de fora do posto quando um carro preto parou e dois homens efetuaram pelo menos 10 disparos.
Segundo informações, os criminosos teriam levado a arma do guarda, mas a PM não confirma que a arma foi levada.

G1 /RN
Compartilhar:

Açudes começam a 'sangrar' no interior do RN e Emparn prevê mais chuvas

Os meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) estão prevendo mais chuvas a partir de quarta-feira (15) e, principalmente, no próximo fim de semana.

Ontem segunda-feira e hoje terça-feira 14, as chuvas diminuíram de intensidade por conta da atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

O gerente de meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, com base nas imagens do satélite, adianta que há forte tendência de chuvas no sertão do Nordeste, nesta semana, por conta da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Por enquanto, em virtude de uma alta pressão no Atlântico Sul, a ZCIT foi afastada mais para o Norte do País e, por conta disso hoje e amanhã as chuvas serão em menor quantidade. Mesmo assim, as condições de instabilidade sobre o Nordeste vão continuar provocando chuvas em várias regiões do Nordeste, como no último fim de semana que proporcionaram a 'sangria' de vários açudes no interior do estado.

Compartilhar:

Secretário Adegilson participa da reunião do Polo Agreste/Trairi

A cidade de Santa Cruz sediou na última quinta feira (09), a 15ª reunião ordinária do Conselho Regional de Turismo do Polo Agreste/Trairi, evento que reuniu gestores de 11 cidades e que foi realizado no Santuário de Santa Rita de Cássia. O encontro, que acontece trimestralmente, serviu para debater assuntos que resultem na promoção da atividade turística nas duas regiões.

Após a aprovação da ata da 14ª reunião ordinária, foi apresentada uma síntese do Plano Estratégico e Marketing Turístico do RN, as ações da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR), bem como o programa de regionalização do turismo.

Esteve presente no evento representando o município de Sítio Novo o Secretário de Turismo Esporte e Lazer, Adegilson Gonçalo (Gi).

(Foto: Reprodução/facebook)

Compartilhar:

Prefeitura de Senador Elói de Souza abre processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Senador Elói de Souza, no Rio Grande do Norte divulgou edital do processo seletivo com vagas para profissionais de nível fundamental, médio e superior.

O edital oferta vagas para Auxiliar de Serviços Gerais (ASG), Auxiliar Odontológico, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Laboratório, Recepcionista, Coveiro, Motorista, Operador de Máquinas, Professor (Inglês, Português, Religião e Educação Artística), Regente de Biblioteca, Monitor Social, Monitor Musical, Porteiro e Vigia.

Os profissionais selecionados cumprirão jornada de 40 horas semanais e os professores de 30 horas semanais. O processo seletivo será composto por duas etapas, sendo a de Análise Curricular e Entrevista.

Como se inscrever?
Os interessados em participar do processo seletivo da Prefeitura de Senador Elói de Souza deverão realizar as suas inscrições presencialmente no auditório situado na Sede da Secretaria de Agricultura em Senador Eloi de Souza/RN, no dia 14 de fevereiro de 2017, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17:00 horas. É necessário que o candidato apresente a documentação exigida no edital e pague uma taxa de Inscrição que varia de R$15,00 a R$30,00 dependendo do nível de escolaridade do cargo. 

Para mais informações, acesse o Edital do Processo Seletivo 2017 da Prefeitura de Senador Elói de Souza. (A partir da página 109).
Compartilhar:

Editais do IFRN abrem vagas para Curso Superior com nota do Enem

Na tarde de ontem (13), a Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou a publicação dos editais Nº 06/2017 e Nº 07/2017, referentes aos processos seletivos para Cursos Superiores utilizando a nota do ENEM. As inscrições serão abertas no dia 15 de fevereiro, quarta-feira, a partir das 14h, e seguirão até às 22h, do dia 1º de março. Os interessados poderão usar suas notas das últimas sete edições do ENEM (2010-2016). Os aprovados ingressarão no 1º semestre letivo de 2017.

O edital Nº 06/2017 está com oferta de 306 vagas, distribuídas entre 8 campi e 12 cursos. Dessas vagas, pela primeira vez no IFRN, estão sendo ofertadas 30 vagas para candidatos com deficiência. As vagas estão distribuídas entre cursos Superiores de Licenciatura e Tecnologia.

Já o edital Nº 07/2017 é exclusivo para o Campus Canguaretama, 40 vagas estão sendo ofertadas e delas 4 vagas são reservadas para pessoas portadoras de deficiência. As ofertas são para o curso de Licenciatura em Educação no Campo, sendo 50% das vagas para habilitação em Matemática e os outros 50% para habilitação em Ciências Humanas e Sociais.

Como as seleções partilham do mesmo cronograma, as listas de aprovados serão publicadas no dia 9 de março de 2017. O prazo de pré-matrícula e matrícula acontecerá nos dias 13 e 14 de março de 2017.
Compartilhar:

Governo divulga calendário para saques das contas inativas do FGTS


A Caixa Econômica Federal divulgou, na manhã desta terça-feira (14), o calendário de saques do FGTS inativo. Os pagamentos serão realizados entre março e julho. Beneficiários nascidos nos meses de janeiro e fevereiro poderão procurar as agências entre os dias 10 de março e 9 de abril.

Quem nasceu em março, abril e maio vai sacar entre 10 de abril e 11 de maio. Trabalhadores nascidos nos meses de junho, julho e agosto vão sacar entre os dias 12 de maio e 15 de junho. Nascidos em setembro, outubro e novembro vão receber os valores em entre 16 de junho e 13 de julho. Os trabalhadores nascidos em dezembro vão fazer o saque entre os dias 14 e 31 de julho.

A Caixa criou uma página especial e um serviço telefônico para tratar das contas inativas no site do banco. O banco orienta que os trabalhadores acessem o endereço www.caixa.gov.br/contasinativas ou liguem no 0800-726-2017, para que possam, de forma personalizada, saber o valor, data e local mais convenientes para os saques. Os beneficiários também podem acessar o aplicativo FGTS para saber se têm saldo em contas inativas, mas é necessário lembrar que os saques só podem ser feitos em contas que foram desativadas até 31 de dezembro de 2015.

Para reforçar os atendimentos, a Caixa vai abrir as agências nos primeiros sábados dos cronogramas mensais de pagamento (com exceção de abril, mês que o cronograma de pagamentos coincide com a Semana Santa). As datas serão 18 de fevereiro, 11 de março, 13 de maio, 17 de junho e 15 de julho. 

Como sacar o FGTS inativo 

Os beneficiários terão quatro opções para recebimento dos valores: quem tem conta-corrente na Caixa poderá pedir o recebimento do crédito em conta, por meio do site das contas inativas. O saque também pode ser feito em caixas eletrônicos. Para valores de até R$ 1.500, é possível sacar só com a senha do cartão do Cidadão, mesmo que o beneficiário tenha perdido o documento. Para valores de até R$ 3.000, o saque pode ser feito com Cartão do Cidadão e a respectiva senha.

A retirada dos valores do FGTS inativo também pode ser feita em agências lotéricas e correspondentes Caixa Aqui. Neste caso, o beneficiário vai precisar do Cartão do Cidadão, da respectiva senha e de um documento de identificação.

Há, ainda, a possibilidade de retirar o dinheiro diretamente nas agências bancárias. Os documentos necessários são o número de inscrição do PIS e o documento de identificação do trabalhador. É recomendado levar também o comprovante da extinção do vínculo (carteira de trabalho ou Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho).
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Sua Marca em destaque!


castelo zé dos montes


Bar espaço do forró


Anuncie no nosso site!

sugira uma notícia

Nome

E-mail *

Mensagem *