terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Mais Médicos: Rio Grande do Norte recebe mais 90 cubanos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebeu ontem a segunda turma de médicos cubanos ligados ao Programa Mais Médicos. Eles vão atuar em 91  municípios do interior do Rio Grande do Norte a partir da próxima quinzena. Inicialmente, era aguardada a vinda de 95 profissionais, no entanto, cinco médicos vão permanecer em Brasília refazendo os testes e exames de adaptação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Os outros permanecem em Natal até sexta-feira participando da semana de recepção e acolhimento antes de serem encaminhados aos municípios onde vão trabalhar.

O grupo chegou a Natal em dois voos da Força Aérea Brasileira (FAB). Ao meio dia, os primeiros sete profissionais foram recepcionados pela governadora Rosalba Ciarlini e o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves. Os demais 83 médicos desembarcaram na Base Aérea de Natal (Bant) por volta das 23h. Todos estão hospedados num hotel localizado na Via Costeira onde, a partir de hoje, através de aulas e encontros com gestores locais, vão conhecer a realidade da rede pública de saúde e as características epidemiológicas da população potiguar.
Magnus NascimentoProfissionais que chegaram de Brasília pela manhã foram recepcionados pela governadoraProfissionais que chegaram de Brasília pela manhã foram recepcionados pela governadora

Realidade desconhecida e que causa medo aos profissionais. Medo aliás, reforçado após os protestos e gestos de hostilidade direcionados aos primeiros médicos cubanos que chegaram ao país há dois meses. No entanto, o discurso é de otimismo e ansiedade.

A médica Martha Marisela Lopez disse que aceitou participar do programa do Governo Federal pois está disposta a ajudar a população brasileira. “Tinha um pouco de medo por causa das notícias que li. Mas agora estou tranquila pois não vi nenhum protesto”, colocou. Martha vai trabalhar em Acari, município seridoense localizado a 201 quilômetros de Natal. Caicó e Currais Novos são os municípios que vão receber o maior número de profissionais dessa turma – cinco cada. 



 http://tribunadonorte.com.br
Compartilhar:
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Sua Marca em destaque!


castelo zé dos montes


Bar espaço do forró


Anuncie no nosso site!

sugira uma notícia

Nome

E-mail *

Mensagem *